top of page

Por que devo consultar um geriatra?


A manutenção de uma boa qualidade de vida é um dos objetivos principais de quem procura uma avaliação de saúde. Isso se torna ainda mais importante quando a preocupação do indivíduo é envelhecer bem. O avançar da idade aumenta o risco de desenvolver doenças crônicas (como pressão alta, diabetes e osteoporose) ou de surgir alguns problemas (como queixas de memória e efeitos colaterais dos medicamentos usados). Essas alterações, e não o fato de ficar mais velho, são a verdadeira causa de prejuízos acumulados na terceira idade.

Muitas das queixas dos idosos, apesar de comuns, são erroneamente consideradas como “normais da idade”. Na verdade, na maioria das vezes, elas representam enfermidades e devem ser valorizadas. Importante também é o fato de que as doenças podem se manifestar de maneira diferente nessa faixa etária, como, por exemplo, infarto sem dor no peito ou pneumonia sem a presença de tosse. Isso prejudica ainda mais um diagnóstico precoce e correto do paciente.

Para cuidar da maneira mais adequada de todas essas particularidades que envolvem a saúde de quem envelhece foi criada a especialidade conhecida como Geriatria e Gerontologia. No Brasil, ela começou a ganhar força na década de 80. E, de lá para cá vem tendo cada vez mais destaque devido ao aumento da expectativa de vida no país. A intenção dessa especialidade é agregar valores na busca pelo bem-estar e segurança das pessoas que escolhem cuidar da sua saúde.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page